Ícone do site Jornal O Sul

Após dois meses de alta, a arrecadação federal cai: Foram recolhidos 99 bilhões de reais em março, uma queda de 1,16% comparando com o ano passado

O resultado foi o pior para meses de março desde 2010. (Foto: Bia Alves/AE)

Depois de dois meses de aumento real (acima da inflação), a arrecadação de impostos, contribuições federais e das “demais receitas” voltou a registrar queda em março, informou nesta quarta-feira (26) a Secretaria da Receita Federal.

No mês passado, a arrecadação somou 98,99 bilhões de reais, com queda real (números corrigidos pela inflação) de 1,16% frente a março de 2016. A comparação com período igual do ano anterior é considerada a mais apropriada por especialistas.

De acordo com a série histórica da Receita Federal, o resultado também foi o pior para meses de março desde 2010, ou seja, foi a menor arrecadação para o período em sete anos. A série histórica da arrecadação foi divulgada somente na tarde desta quarta-feira.

Em janeiro e fevereiro deste ano, a arrecadação teve crescimento principalmente por conta do desempenho das receitas não administradas pelo Fisco – que são as cobranças feitas por outros órgãos do governo, como os “royalties” do petróleo. Em março, essa arrecadação voltou a subir em termos reais (27,75% sobre março de 2016), mas isso não foi suficiente para impedir um tombo da arrecadação total.

A arrecadação segue influenciada pela a atividade econômica, que continua em patamar baixo. De dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, a produção industrial teve pequena alta de 0,2%, mas as vendas de bens recuaram 3,93% e, as vendas de serviços, caíram 4,8%. (Alexandro Martello/AG)

Sair da versão mobile