Ícone do site Jornal O Sul

Após escândalo, Volkswagen sofre primeiro prejuízo trimestral em 15 anos

Empresa informou que medida pretende adequar processo produtivo (Foto: Divulgação)

A Volkswagen divulgou nesta quarta-feira (28) o primeiro prejuízo trimestral em pelo menos 15 anos, impactada pelos custos relacionados à fraude em testes de emissões de poluentes de motores a diesel. A maior fabricante automotiva da Europa sofreu no terceiro trimestre deste ano uma perda de 1,67 bilhão de euros, frente ao lucro de 2,971 bilhões de euros do mesmo período de 2014. A empresa também reduziu a previsão de lucro para 2015.

A Volkswagen reservou 6,7 bilhões de euros no trimestre para cobrir custos relacionados à fraude que envolveu 11 milhões de carros da marca no mundo. O escândalo tornou-se público em 18 de setembro. Como resultado, a companhia espera que o lucro operacional do ano fique “significativamente abaixo” do recorde atingido em 2014, de 12,7 bilhões de euros.

A Volkswagen planeja cortar os investimentos em 1 bilhão de euros por ano em sua principal divisão, responsável por 5 milhões de carros que serão alvo de recall. A divisão de luxo Audi, fonte de cerca de 40% do lucro do grupo, também planeja cortes nos investimentos.

As vendas do grupo, incluindo a marca Porsche, caíram 1,5% em setembro, para 885,3 mil carros, e recuaram 3,4% no terceiro trimestre, para 2,39 milhões de unidades. (AG) 

Sair da versão mobile