Policiais da 21ª Delegacia de Polícia (DP) deflagraram na manhã desta segunda-feira (27) a Operação Pacificação, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A ação ocorre após criminosos terem incendiado o ônibus da Linha Herdeiros-376 na última quinta-feira (23). Segundo o delegado Carlos Sant’Ana, duas pessoas foram conduzidas à 21ªDP para prestar depoimento, e um fuzil calibre 762 foi apreendido.
Durante a ação foram encontrados também vários objetos, provavelmente oriundos de furtos ou roubos, segundo a polícia. Também foram apreendidas roupas camufladas, usadas pelos suspeitos, segundo testemunhas, em roubos de veículos e na noite em que incendiaram o ônibus.
Durante a ação foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. Com a operação no local conhecido como “Invasão da Tamanca”, a polícia identificou lugares utilizados pela associação criminosa que tem promovido ataques no chamado “Beco dos Cafunchos” em disputa por pontos de tráfico, relatou o delegado. Todas as áreas mencionadas ficam no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste da Capital.
Participaram da Operação Pacificação 60 policiais das delegacias distritais da região, Homicídios, Grupamento de Operações Especiais, Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, Departamento Estadual de Investigações Criminais e Departamento Estadual da Criança e do Adolescente. A ação contou ainda com a presença dos diretores do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Edson Paim, e da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, delegado Cléber Ferreira.
