Ícone do site Jornal O Sul

Após mar de lama em Minas Gerais, centenas de pessoas resgatadas passam por descontaminação

Mar de lama (Foto: Cristiane Mattos/Folhapress)

Cerca de 500 pessoas foram resgatadas em Mariana, a 116 quilômetros de Belo Horizonte (MG), até o fim da manhã desta sexta-feira (o6), segundo o Corpo de Bombeiros, após o rompimento de duas barragens de uma empresa de mineração, ocorrido na quinta-feira (05). Antes de serem enviadas para um abrigo, as vítimas passam por descontaminação para se livrar de resíduos de minério de ferro e produtos químicos que estavam misturados na lama que atingiu a região.

“As pessoas que são resgatadas passam primeiramente por um processo de lavagem com água e sabão para evitar qualquer problema de saúde por conta de contaminação de ferro. Depois, elas são encaminhadas para hospitais e abrigos”, informaram os bombeiros. Pelo menos uma pessoa morreu ,quatro ficaram feridas  e 13 estão desaparecidas.

A mineradora Samarco, que pertence à brasileira Vale e à australiana BHP, afirmou que o conjunto de barragens no município de Mariana foi alvo de fiscalização em julho deste ano e encontrava-se em “total condição de segurança”.

Sair da versão mobile