Ícone do site Jornal O Sul

Após PIB do terceiro trimestre, analistas pioram previsões para 2015 e 2016

Expectativa é de analistas consultados pelo Banco Central. (Foto: Enildo Amaral/Banco Central)

Após a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analistas do mercado financeiro consultados pelo BC (Banco Central) para a pesquisa Focus pioraram a previsão para o desempenho da economia este ano e no próximo. A expectativa para inflação também foi elevada, assim como a da Selic (a taxa básica de juros) ao fim de 2016, que deve ficar no mesmo patamar deste ano, em 14,25%.

O relatório semanal do BC mostrou a terceira redução seguida na projeção para o PIB deste ano. A queda foi intensificada de 3,19% para 3,5%. O mesmo ocorreu em relação a 2016 e a taxa esperada passou de -2,04%, na semana passada, para 2,31%, registrando a nova piora consecutiva. O IBGE divulgou que a economia brasileira encolheu 1,7% no terceiro trimestre deste ano frente aos três meses anteriores. Na comparação com igual período do ano passado, a retração foi de 4,5%.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo subiu pela décima segunda semana seguida, completando três meses de alta, e passou de 10,38% para 10,44%. Em 2016, de acordo com a mediana das previsões, a taxa subiu e se afastou mais do teto da meta do governo, que é de 6,5%, ao passar de 6,64% para 6,7%. A meta oficial de inflação é de 4,5%, podendo variar dois pontos para cima ou para baixo. (Andrea Freitas/AG)

Sair da versão mobile