Ícone do site Jornal O Sul

Após separação de iceberg, nova fenda aparece em plataforma na Antártida

Descoberta foi feita após desprendimento de iceberg gigantesco na região. (Foto: Divulgação/Projeto Midas)

Pesquisadores detectaram uma nova fenda na plataforma de gelo Larsen C na Antártida, apenas uma semana depois que um dos maiores icebergs já vistos, com cerca de 5,8 quilômetros quadrados, se desprendeu da plataforma. Cientistas do Projeto Midas, que monitoram a calota de gelo e detectaram o primeiro rompimento, dizem que a nova fenda parece estar se estendendo em direção ao norte. Eles apontam que, embora essa nova fenda provavelmente se volte para a área costeira da plataforma, criando um pequeno iceberg, existe o risco de ela continuar em direção à elevação de gelo Bawden, um ponto crucial para manter a plataforma estável.

“Vemos uma nova fenda, de cerca de 6 quilômetros, que segue em direção a norte da região complexa de rachaduras, que se formaram antes de o iceberg se desprender”, afirma Adrian Luckman, do Projeto Midas e professor de glaciologia da Universidade de Swansea. Os pesquisadores continuarão a monitorar a nova fenda e dizem que ainda não há motivo para preocupação. Atualmente, a fenda está “parada” em uma região de gelo mais macio. A nova fenda aparece após o iceberg A68 se separar da mesma plataforma de gelo Larsen C na semana passada.

O iceberg se encontra agora à deriva no Mar de Weddell. A neve cai no continente, compactando em gelo, que flui constantemente para o oceano. Como resultado, a plataforma de gelo cresce em média 700 metros por ano. Em algum momento, uma parte se separa, e a plataforma começa a crescer de novo.

Entretanto, problemas podem surgir se a ruptura A68 ou novas fendas fizerem com que a plataforma de gelo Larsen C se torne instável e se desintegre, como Larsen A fez em 1995, seguida pela Larsen B em 2002.

Os cientistas atribuem esses colapsos e o recuo de várias plataformas de gelo antárticas nas últimas décadas ao aquecimento global. Calotas de gelo marinho são importantes porque contém os glaciais interiores.

 

Sair da versão mobile