Ícone do site Jornal O Sul

Após tarifaço de Trump, Bolsonaro publica indireta a Lula nas redes sociais: “Quando os perversos estão no poder, o povo geme”

Trump também volta a se referir a supostos "ataques à liberdade de expressão" no Brasil e nos Estados Unidos. (Foto: X/Reprodução)

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um versículo bíblico como uma suposta indireta ao seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Quando os justos governam, o povo se alegra. Mas, quando os perversos estão no poder, o povo geme”, escreveu Bolsonaro na quarta-feira (9), citando Provérbios 29:2.

Poucas horas antes da publicação, Trump enviou uma carta ao governo brasileiro na qual atacou o STF (Supremo Tribunal Federal), criticou o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, afirmando que se trata de perseguição política, e justificou economicamente a nova tarifa, alegando, sem provas, que os EUA têm prejuízo na relação comercial com o Brasil.

A carta causou forte repercussão política em Brasília. Aliados de Bolsonaro passaram a tentar colocar sobre Lula a responsabilidade pelo tarifaço, alegando que o governo atual tem promovido uma política hostil aos EUA, aproximando-se de países como China e Irã e defendendo posições contrárias aos interesses norte-americanos.

Para o governo e aliados, a carta de Trump não tem base econômica real, pois os próprios dados do governo norte-americano mostram superávit comercial dos EUA com o Brasil, e faz parte de uma estratégia bolsonarista de internacionalizar a crise judicial de Bolsonaro, buscando apoio político no exterior para deslegitimar o Supremo.

Sair da versão mobile