Novamente a favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, registrou tiroteios durante a madrugada, e no início da tarde deste sábado (23) os tiros voltaram a ser ouvidos. Até as 13h20, não havia mais detalhes sobre o confronto. O novo tiroteio ocorreu enquanto autoridades de segurança concediam entrevista coletiva no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), para fazer um balanço das operações iniciadas devido à guerra de traficantes na Rocinha.
Tiros na madrugada
A PMERJ (Polícia Militar) informou que os tiros da madrugada foram ouvidos por volta das 4h30 da manhã. Não há informações de feridos. De acordo com o Comando Militar do Leste, cinco suspeitos foram presos. Também foram apreendidos fuzis, granadas, carregadores e munições de diversos calibres, além de droga.
Em nota, o Comando Militar do Leste informa que pessoas armados tentaram romper o bloqueio do cerco estabelecido pelas Forças Armadas na comunidade da Rocinha, nas proximidades da Rua General Olímpio Mourão Filho. “Foram presos pela Polícia do Exército os 5 ocupantes de um veículo Renault Symbol e apreendidos um fuzil e quatro carregadores, uma pistola com dois carregadores, 86 munições calibre 7,62mm e 18 calibre 9mm, dois equipamentos de rádio transmissores, documentos e cadernos de anotações, além de drogas e dinheiro em espécie”, ressaltou o posicionamento. Ainda segundo o Comando Militar do Leste, os suspeitos e o material apreendido foram entregues à 11ª Delegacia de Polícia, na Favela da Rocinha.
A PMERJ também informou que os policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) receberam a informação via rádio sobre a perseguição do 23º BPM (Leblon) a um táxi com criminosos armados, vindo pelo túnel Zuzu Angel. O tiroteio teve início depois que um taxista foi rendido por bandidos no Jardim Botânico. O refém foi levado para a comunidade do Horto, onde traficantes tomaram posse do veículo e seguiram em direção à Favela da Rocinha. A PM do Rio de Janeiro informou que os bandidos estavam com fuzis e entraram em confronto com os policiais. Por precaução, o túnel Zuzu Angel, que liga as zonas sul e oeste, ficou interditado, nos dois sentidos, por pelo menos uma hora.
“As equipes do Bope se posicionaram na saída do túnel para realizar o cerco. Houve confronto, os criminosos fugiram e os policiais aprenderam 5 fuzis, 7 granadas, 55 carregadores e 2.055 munições de diversos calibres, além de 110 papelotes de erva seca e 1.045 capsulas de pó”, ressaltou a nota.
⚠️ASSISTA esta importante apreensão, que policiais do #BOPE acabam de fazer na #Rocinha.#ValorizeQuemTeProtege #Denuncie pic.twitter.com/NeWwzNnxvq
— PMERJ (@PMERJ) September 23, 2017
Por volta das 9 horas deste sábado, policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Rocinha, em ação de vasculhamento, também aprenderam cinco artefatos explosivos na localidade conhecida como “Roupa Suja”. A Polícia Militar afirmou acreditar que os criminosos estejam usando a mata fechada para sair da Rocinha e atingir os bairros do Horto e do Jardim Botânico.
⚠️Policiais da #UPP #Rocinha acabam de apreender cinco GRANADAS, na localidade conhecida como Roupa Suja.#ValorizeQuemTeProtege #Denuncie pic.twitter.com/t4eensqYNF
— PMERJ (@PMERJ) September 23, 2017
Já na favela Dona Marta, em Botafogo, na zona sul carioca, também houve troca de tiros durante a madrugada. Policiais da UPP da comunidade faziam um patrulhamento de rotina e quando passavam por uma região onde estava sendo feito um baile funk foram atacados a tiros. Os policiais revidaram e os criminosos fugiram. Ninguém ficou ferido.