Ícone do site Jornal O Sul

Forças de segurança invadem hotel de luxo no Mali e libertam parte dos 170 reféns

Soldados cercam hotel tomado por grupo armado em Bamako (Foto: AFP)

Um grupo armado invadiu um hotel de alto padrão em Bamako, capital do Mali, no Oeste da África, e manteve cerca de 170 reféns nesta sexta-feira (20). Segundo fontes de segurança, os agressores são jihadistas. Ao menos três pessoas foram mortas – dois malineses e um francês – e várias ficaram feridas. Após cinco horas de cerco, uma ação de policiais e soldados conseguiram libertar cerca de 80 reféns.

Segundo a Rezidor, empresa que controla o hotel, entre os reféns havia 140 hóspedes e 30 funcionários. A invasão começou no sétimo andar do prédio, que possui 190 suítes. O grupo armado entrou no hotel dentro de um carro com placas de diplomatas. O Radisson Blu fica a 1,5 quilômetro de distância da embaixada dos EUA no Mali. Diplomatas norte-americanos já emitiram um comunicado via Twitter pedindo a todos os cidadãos dos EUA que procurem abrigo. Funcionários da embaixada estão alocados dentro do prédio.

Em 2012, vários grupos jihadistas ligados à Al Qaeda se apoderaram de zonas no Norte do Mali. Muitos foram expulsos da região após uma ação militar internacional iniciada em janeiro de 2013, proposta pela França.

Sair da versão mobile