Depois de uma semana de chuva forte em várias regiões do Estado e um dia de trégua, o nível do rio dos Sinos começou a baixar. Na manhã dessa quarta-feira, o nível do rio atingiu os 7,45 metros em Novo Hamburgo, segundo medição. Na noite de terça-feira, o índice registrado era de 1 centímetro a mais. Em São Leopoldo, na manhã de quarta-feira, o nível era de 5,49 metros, enquanto que na noite de terça-feira era de 5,83 metros.
O governo do Rio Grande do Sul decretou, na segunda-feira, situação de emergência coletiva em 26 municípios. Entre eles estão: Alvorada, Bagé, Barra do Guarita, Barra do Quaraí, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Cerro Grande, Esperança do Sul, Esteio, Frederico Westphalen, Gravataí, Hulha Negra, Iraí, Itaqui, Montenegro, Parobé, Pinheirinho do Vale, Portão, Porto Mauá, Porto Xavier, Rolante, Riozinho, São Borja, São Jerônimo, São Sebastião do Caí e Uruguaiana. O prefeito de Alvorada, Professor Serginho, decretou também situação de calamidade pública em razão da falta d’água. O corte no abastecimento já dura quatro dias.
Boletim
Boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde dessa quarta-feira mostra que o número de desabrigados em razão das fortes precipitações caiu para 1.568. O total de afetados passa de 50 mil. São 51.211 entre 64 cidades atingidas pelas chuvas.
