Ícone do site Jornal O Sul

Apple pede desculpas após expulsar alunos negros de loja na Austrália

Todos os estudantes no vídeo estão no décimo ano da escola e têm de 15 a 17 anos. (Foto: Reprodução)

A Apple pediu desculpas a seis estudantes negros que foram obrigados a deixar uma de suas lojas na Austrália porque funcionários achavam que eles “poderiam roubar” algo. Os estudantes acusaram a empresa de racismo.

O episódio, que ocorreu em um shopping em Melbourne, foi filmado. O vídeo apareceu nas redes sociais na terça-feira (10) e provocou revolta. No vídeo, é possível ouvir um funcionário dizendo que os seguranças estão preocupados com a possibilidade de os garotos roubarem algo.

A Apple diz que o gerente da loja se desculpou com os estudantes e com o diretor da escola deles. “Puro racismo, eles tiveram que se desculpar”, disse o estudante que filmou a cena, Francis Ose.

Mohamed Semra, outro menino envolvido, disse depois no Facebook que a resposta da Apple foi satisfatória. “Eles pediram desculpa, então estamos tranquilos, não há necessidade de levar isso adiante”, ele escreveu. O vídeo do incidente foi visto mais de 62 mil vezes no Facebook e gerou debate em redes sociais. As imagens mostram um funcionário dizendo: “Esses caras acham que vocês podem roubar algo.”

Quando os meninos protestaram, questionando “por que roubaríamos algo”, o funcionário diz: “Fim da discussão. Preciso pedir que vocês saiam da loja.” Todos os estudantes no vídeo estão no décimo ano da escola (quando os alunos normalmente têm entre 15 e 17 anos) do Maribyrnong College, em Melbourne. Assista. (AG)

Sair da versão mobile