Ícone do site Jornal O Sul

Área quilombola em Porto Alegre será reconhecida neste sábado

Areal da Baronesa está situado no limite entre os bairros Cidade Baixa e Menino Deus. (Foto: Ivo Gonçalves/PMPA)

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, entrega neste sábado (11), às 14h, à comunidade do Areal da Baronesa a lei que dá titulação ao local como terras oriundas de quilombos. Durante o evento, também ocorrerão apresentações com escolas de sambas e diversos grupos culturais do município. O título de Área Especial e Interesse Cultural será entregue à Associação Comunitária e Cultural Quilombo do Areal, com a presença da secretária-adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto.

Situado no limite entre os bairros Cidade Baixa e Menino Deus, o areal é um dos espaços de cultura negra mais tradicionais de Porto Alegre. Teve origem no século 19, quando passou a ser reduto de ex-escravos e seus descendentes, que ocuparam a chácara da baronesa do Gravataí após a morte da baronesa e abolição da escravatura. A área de 4,5 mil m² fica na avenida Luiz Guaranha, rua sem saída, onde vivem 80 famílias.

De acordo com a secretária, trata-se de uma luta antiga da comunidade, que se reconhece como legatária. “Estamos honrando nosso compromisso com a comunidade de dar celeridade ao processo de titulação deste quilombo. Porto Alegre continua sendo exemplo, garantindo direitos e potencializando ações afirmativas de enfrentamento ao racismo institucional e de promoção da igualdade”, avalia Elisete. (PMPA)

Sair da versão mobile