Ícone do site Jornal O Sul

Argentina e Boca Juniors correm risco de exclusão da Copa América e da Libertadores

Messi é um dos grandes destaques da Copa América deste ano. (Foto: Lucas Uebel/Banco de Dados/O Sul)

Por causa da intervenção do governo nacional na AFA (Associação de Futebol da Argentina), a seleção de Messi pode ser excluída da disputa da Copa América Centenário, que inicia nesta sexta-feira (03), nos Estados Unidos.

O governo do presidente Maurício Macri suspendeu por 90 dias a eleição na AFA, marcada para acontecer no dia 30 de junho. O presidente do país alegou que muitas irregularidades administrativas foram flagradas na AFA e decidiu intervir.

A Fifa pode excluir a seleção argentina da Copa América Centenário, pois em seu regulamento não permite que governos nacionais se envolvam em assuntos de suas federações de futebol.

O secretário da AFA, Damián Dupíellet, afirmou que houve uma “clara ingerência na vida da AFA”. O dirigente adiantou que a entidade iria notificar a Conmebol e a Fifa sobre a intervenção. Ele não descartou “a suspensão das atividades” de todas as categorias do futebol argentino, inclusive a eliminação do Boca Juniors da Libertadores da América.

Por sua vez, o presidente da AFA, Luis Segura, garantiu que a Argentina não vai sair da Copa América Centenário, e assegurou que o Boca Juniors continua na Libertadores.

“Não há nenhuma possibilidade de que a seleção não jogue a Copa América, que o Boca não jogue a Libertadores, nem que se deixe de jogar o que resta dos campeonatos”, garantiu o dirigente à imprensa.

Em comunicado, a Fifa disse que está “monitorando de perto” o caso.

Sair da versão mobile