Ícone do site Jornal O Sul

Argentino morto em saída de bar no Rio tentou fugir de agressores, diz delegado

Turista argentino morreu após briga em bar no Rio na madrugada de domingo (26). (Foto: Reprodução/Twitter)

O delegado titular da DH (Divisão de Homicídios) do Rio de Janeiro, Fábio Cardoso, afirmou na manhã desta segunda-feira (27) que a briga entre brasileiros e argentinos que acabou com a morte de Matías Sebastian Carena na saída de uma casa noturna em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi causada por uma escalada de provocações e deboches na saída do grupo, quando eles estavam pagando a conta – e que Matias foi agredido de maneira covarde pelos agressores.

“Houve um desentendimento entre esse grupo onde estava o argentino por causa de conta no bar, mas foi resolvido. E aí um grupo de brasileiros começou a debochar, a provocar. Foi aí que começou a briga. Eles chegaram a atravessar a rua para evitar a briga, mas foram agredidos covardemente por um grupo de brasileiros”, explicou o delegado.

Segundo uma testemunha que estava na festa que acabou com a morte do argentino, os agressores do turista eram conhecidos na casa noturna onde todos estavam. De acordo com um turista de Porto Alegre, os cinco homens pareciam ser habituais no local.

“Eles estavam na área VIP. Os seguranças conhecem bem eles, dava para perceber que eram conhecidos dos seguranças”, afirmou Felipe Silva.

No fim da festa, por volta de 4h30, os cinco brasileiros e um grupo de três argentinos começaram a discutir. Eles já tinham saído do bar e estavam na calçada quando a briga começou.

Marcas de sangue na calçada onde ocorreu a briga entre argentinos e brasileiros. (Foto: Reprodução)

“Começou a gritaria. ‘Olha a briga!’ E eu saí no terraço e eles estavam brigando. Era uma maioria de brasileiros e cariocas, pelo que vi, e começaram a bater em um argentino. Eram em torno de três. Mas, pelo que deu para ver, a intenção era pegar um só. Na hora que ele levou um soco, bateu com a cabeça na quina de uma loja. O soco foi tão forte que deu para ouvir lá de cima”, explicou Felipe.

Um dos brasileiros usava muletas e as usou para agredir Matías. Os amigos do argentino não quiseram esperar a ambulância e o levaram em um táxi para o Hospital Miguel Couto, onde ele já chegou morto.

Matías era jogador de futsal do Circulos Unidos, time da primeira divisão da Argentina. No Twitter, a equipe citou um “confuso episódio” que levou à morte do atleta. “Lamentamos informar o falecimento de Matías Carena, jogador da 1ª Divisão, em um confuso episódio no Brasil”, diz o post.

Sair da versão mobile