Ícone do site Jornal O Sul

Arroio Dilúvio vai ganhar barreira ecológica para tratar resíduos

Prefeito José Fortunati visita instalação do canteiro de obras para implantação da Eco Barreira no Arroio Diluvio, na avenida Ipiranga, entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA/Divulgação)

O Arroio Dilúvio vai ganhar uma barreira ecológica para conter o acúmulo de lixo e impedir que os detritos cheguem ao Guaíba.

A Eco Barreira, considerada pioneira na América Latina, é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a iniciativa privada.

Nesta terça-feira (26), o prefeito José Fortunati acompanhou o andamento da obra, que deverá ficar pronta em março.

A estrutura será instalada no curso d’água, no trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Beira Rio, proximidades da foz do arroio.

A base da obra é composta de pórtico, troller, esteira, monovia e contêiner de coleta. Junto com essa estrutura de 20 centímetros de profundidade será implantado um novo sistema de cobertura com plantas e raízes que ajudam na limpeza da água – as chamadas ilhas flutuantes.

O projeto foi idealizado pela empresa Safeweb e será implantado em caráter experimental, sem ônus para o município.

O prefeito destacou que a iniciativa foi aprovada pelos benefícios apresentados em relação a sustentabilidade.

“Infelizmente, o poder público não pode utilizar recursos públicos para fazer testes. É uma iniciativa ousada, mas com base científica e que já foi implantada em vários lugares do mundo. Nosso objetivo é melhorar as condições de sustentabilidade na nossa cidade”, disse Fortunati.

Sair da versão mobile