Ícone do site Jornal O Sul

Ary Toledo está internado com problemas pulmonares e depressão profunda

Aos 81 anos, humorista está lúcido e recebe visita de amigos, como Raul Gil. (Foto: Reprodução)

O humorista Ary Toledo, 81, está internado no hospital SírioLibanês desde o último dia 28 por conta de uma pneumonia. O ator já teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entretanto, depois de uma melhora significativa.

Depois da entrada no hospital, segundo a assessora pessoal do artista, ele caiu em depressão, mas já recebe tratamento clínico e terapêutico também para este quadro. Em decorrência disso, Toledo chegou a perder 25 quilos em menos de um mês e ainda não consegue se alimentar bem.

“Ary sempre teve uma boa saúde, uma saúde de touro, mas contraiu uma pneumonia bacteriana em junho que o derrubou. Para complicar, está em um quadro depressivo e fica muito triste, sem se alimentar, porém totalmente lúcido”, afirmou Fátima Freitas, assessora que o acompanha.

Ary ficou cerca de um mês internado – entre os dias 23 junho e 22 de julho –, teve alta, mas apresentou uma recaída no quadro de saúde e voltou ao hospital, quando foi direto para a UTI. Desde quarta-feira (31), ele está na Unidade Semi-Intensiva.

De acordo com a representante, além dos médicos, ele tem acompanhamento de fisioterapeutas e psicólogas. “Ele já perdeu 25 quilos e está debilitado, sem se locomover. Sete shows precisaram ser cancelados. O quadro de letargia e depressão é muito complicado”, afirmou Fátima, contando que a visita de amigos melhorou o estado de saúde de Ary.

Colegas próximos, como Carlos Alberto da Nóbrega, Raul Gil e Roberta Miranda, foram visitá-lo nos últimos dias, para prestar apoio.

Nascido numa pequena cidade do interior de São Paulo, em 1937, e criado em Ourinhos, no mesmo estado, Ary Toledo iniciou a carreira como ator só aos 22 anos, no Teatro de Arena. Foi casado com a também atriz e diretora Marly Marley por 45 anos, até o dia de sua morte, em 10 de janeiro de 2014.

Foi numa peça de Augusto Boal, chamada “Revolução na América do Sul”, que Toledo fez uma de suas primeiras e mais importantes aparições como ator. Conhecido pelas piadas escrachadas e o humor politicamente incorreto, Toledo participou de grandes montagens teatrais, como “Pobre Menina Rica” (1962). Sob a direção de Aloysio de Oliveira, atou ao lado de nomes como Nara Leão e Vinicius de Moraes, também autor da peça ao lado de Carlos Lyra.

Participante de programas de intérpretes na televisão, o humorista também ensaiou uma carreira musical e, mais tarde, gravou uma série de discos com canções cômicas. Sua primeira gravação em estúdio ocorreu em 1965, com “Tiradentes”.

Sair da versão mobile