Ícone do site Jornal O Sul

As bactérias vivas que foram achadas do lado de fora da Estação Espacial Internacional podem ter sido levadas ao espaço por acidente

A Estação Espacial Internacional. (Foto: Nasa)

O cosmonauta Anton Shkaplerov, que retornará para a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) neste mês, revelou que bactérias vivas encontradas no lado externo do Segmento Orbital Russo podem ter sido levadas ao espaço por acidente. As amostras estão sendo analisadas em laboratórios russos na Terra.

Segundo Shkaplerov, cosmonautas coletaram as amostras com cotonetes na superfície da parte externa da espaçonave. Particularmente, de áreas onde combustíveis descartados durante o acionamento dos motores se acumulavam e em partes mais escondidas. Depois da coleta, o material foi enviado para a Terra, e os resultados surpreenderam os pesquisadores.

“De alguma forma, esses cotonetes revelaram bactérias que estavam ausentes durante o lançamento do módulo da Estação Espacial internacional”, comentou Shkaplerov, à agência estatal de notícias TASS. “Ou seja, elas vieram do espaço e se estabeleceram na superfície externa. Elas estão sendo estudadas e, até agora, parecem não representar perigo.”

Tal descoberta poderia representar a descoberta de vida alienígena, mas o cosmonauta minimiza essa hipótese. Segundo ele, as bactérias teriam sido levadas para a Estação Espacial Internacional acidentalmente, em tablets e outros equipamentos que foram levados ao espaço para estudos de comportamento de materiais.

Por enquanto, detalhes sobre os experimentos não foram divulgados. A espécie da bactéria ainda não foi revelada, nem a metodologia utilizada para evitar contaminação no espaço e em terra.

Sair da versão mobile