Ícone do site Jornal O Sul

As inscrições para o Sisu 2020 estão abertas com prazo estendido. Estudantes relatam lentidão no site

Programa usa o resultado do Enem como critério de seleção para universidades federais. (Foto: Arquivo/Inep)

Com diversas reclamações sobre lentidão na internet, foram abertas nessa terça-feira as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de seleção para universidades federais. O prazo de cadastro foi estendido de sexta-feira para as 23h59min do próximo domingo por causa de erros nas correções de provas do Enem.

Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. Estão habilitados candidatos que fizeram o Enem no ano passado e não tiraram nota zero na prova de redação. Cada candidato pode se inscrever em até duas vagas, apontando a preferência por turno. O estudante também deve informar a modalidade em que se encaixa: ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas, como critérios sociais ou raciais.

Lentidão

Problemas para completar o cadastro e lentidão no sistema estão entre as reclamações de estudantes que tentaram se inscrever no Sisu, nas primeias horas dessa terça-feira, por meio do site oficial www.sisu.mec.gov.br. Por meio das redes sociais, internautas relataram que logo após clicarem no link “Fazer inscrição” eram redirecionados a uma página com o aviso “Inscrições encerradas”.

“O Sisu que teve o período de inscrições mais rápido da história”, ironizou um usuário no Twitter. Já quem conseguia completar o cadastro com dados pessoais, teve problemas para confirmar a autenticação. “Simplesmente um descaso com nós, estudantes, que disponibilizamos um ano inteiro aos estudos, pura falta de competência”, escreveu a estudante piauiense Marianny Nayra.

Falha no Enem

O ministro da Educação, Abaraham Weintraub, afirmou nesta semana que as falhas nos resultados das notas do Enem ocorreram em menos de 6 mil provas entre as mais de 5 milhões de inscrições, o que representaria 0,15% do total. Segundo o ministro, os problemas foram concentrados em quatro cidades: Alagoinhas, na Bahia, e Ituiutaba, Iturama e Viçosa, em Minas Gerais, no segundo dia de exame. De acordo com o titular da pasta, as notas já foram corrigidas.

“O problema basicamente foi na hora da impressão, que a máquina pulou”, argumentou Weintraub. “Então foi um problema com a impressão da prova. Não foi na hora de contabilizar. A pessoa praticamente tem uma nota inteira da segunda prova negativada.” Ele também pediu desculpas pelo ocorrido e garantiu que as inscrições para o Sisu seriam realizadas sem problemas.

Sair da versão mobile