Ícone do site Jornal O Sul

Assembleia Geral aprovou alterações estatutárias no Grêmio

Votação pela internet contabilizou 3.627 votos de sócios. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Os sócios do Grêmio aprovaram no sábado (7), em Assembleia Geral, 28 propostas de alterações estatutárias votadas e aprovadas preliminarmente pelo Conselho Deliberativo. Pela primeira vez na história do Clube, os sócios votaram exclusivamente pela internet, alcançando um número expressivo: foram 3.627 votos, sendo 1.399 em Porto Alegre, que foi seguida por Santa Catarina e Canoas como polos de maior concentração de votos.

O pleito teve auditoria da empresa SEC2B Segurança em Tecnologia, que garantiu a segurança do processo até a aclamação do resultado pela Comissão Eleitoral.

As mudanças do Estatuto Social abordaram, de forma macro, cinco temas: Adequações das práticas e operacionalização do Quadro Social; regras das eleições dos conselhos Deliberativo e Fiscal; cumprimento das exigências da Lei de Incentivo ao Esporte; adequações das competências da Assembleia Geral e Conselho Deliberativo e alterações nos artigos que tratam do direito a voto e requisitos para obtenção do título de Conselheiro Jubilado.

Dessa forma, os Conselheiros Jubilados já podem manifestar à secretaria do Conselho Deliberativo a opção por exercer o direito a voto nos debates do colegiado. Também serão definidas, a partir de agora, as regras de transição para o requerimento do título de Jubilado, uma vez que a idade mínima para o pedido passou de 70 para 75 anos, preservados os demais requisitos.

A aprovação das mudanças também adequa o Estatuto Social às regras para obtenção de Certificação junto ao Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Esporte). O certificado dá ao Clube o direito de solicitar e usufruir de benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte. Outra alteração importante diz respeito à operacionalização do Quadro Social, com consequentes melhorias em seus processos internos. As mudanças, contudo, não se convertem em impactos financeiros ou estruturais às atuais categorias de associação.

Sair da versão mobile