O Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Heraldo Guerreiro, recebeu na quinta-feira (04) a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pela deputada Delegada Nadine (PSDB).
Durante a cerimônia, a parlamentar destacou a coincidência da honraria com o aniversário de 184 anos da Polícia Civil, celebrado ontem, e ressaltou que o delegado Guerreiro simboliza valores reconhecidos pela sociedade gaúcha. “Hoje celebramos aquilo que o Delegado Guerreiro representa para os gaúchos e para a Polícia Civil: trabalho árduo, correto, retidão e dedicação”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o delegado Guerreiro relembrou sua trajetória iniciada como agente em 1982 até chegar ao comando da instituição. “Sempre acreditei na polícia e na segurança pública. Tive a honra de acompanhar a transformação da corporação através das viaturas, equipamentos e armamentos à entrada de novos policiais, até assumir a Chefia da Polícia Civil do RS”, destacou.
Participaram da cerimônia o secretário de Segurança Pública do RS, coronel Mario Ikeda; a secretária-adjunta da pasta, delegada Adriana Regina da Costa; o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas Soares; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel Julimar Fortes; o diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, Paulo Barragan; e o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto.
Perfil do Delegado Guerreiro
Natural de Mostardas, no Litoral Sul do Estado, Heraldo Chaves Guerreiro atua há mais de quatro décadas na Polícia Civil. Ingressou na instituição em 1982 como investigador e, em 1992, tornou-se delegado após aprovação em concurso público.
Chefiou delegacias em Mostardas, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Osório, além de dirigir a 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM) e a 23ª Delegacia Regional do Interior (23ª DPRI).
Em 2021, assumiu o comando do Departamento de Polícia do Interior (DPRI), o maior da Polícia Civil. No ano seguinte, tornou-se secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado. Em 2023, foi nomeado Subchefe de Polícia, cargo que exerceu até assumir oficialmente a Chefia da instituição em junho de 2025.
