Ícone do site Jornal O Sul

Assembleia receberá atual e ex-secretário da Fazenda

Vieira da Cunha (Foto: Banco de Dadosl)

Flavio Pereira

O atual secretário da Fazenda, o deputado federal licenciado Giovani Feltes (PMDB) e o ex-titular da pasta no governo Tarso Genro, Odir Tonolier, são esperados nos próximos dias na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos. Feltes é esperado nesta quinta-feira, em audiência na Comissão de Finanças. Tonolier deve comparecer à mesma comissão, na segunda-feira, dia 11. A comissão de Finanças é presidida pelo deputado Luis Augusto Lara, do PTB.

Busca de consenso

A possibilidade de um debate que poderá trazer informações importantes sobre as origens da crise financeira do Estado e as alternativas para superá-la criam, segundo o deputado Luís Augusto Lara (PTB), um ambiente para “a superação de diferenças e a construção de consensos para enfrentar a crise financeira do Estado. Temos diferenças políticas, ideológicas e de concepção do Estado, que são legítimas. Mas temos um problema comum, que precisa de uma resposta. Não podemos deixar a crise chegar ao fundo do poço para agir”, apontou o deputado, que preside a Comissão de Finanças.

Projeto das doações pode ter nova votação

O projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que proíbe contratação de empresas doadoras em campanha, aprovado na Câmara da Capital no final de 2014, poderá ter sua votação renovada. Um pedido de renovação de votação do vereador Bins Ely (PDT) está na pauta e poderá ser votado em plenário ainda esta semana. Se for aprovado, o projeto de lei será votado novamente na sessão seguinte. Sgarbossa criou uma campanha nas redes sociais para que as pessoas enviem e-mails aos vereadores pedindo que votem a favor da proposta, se ocorrer nova votação.

Marcel não é peremptório

Mesmo tendo seu nome mencionado por diversos eleitores na pesquisa do Instituto Paraná para a disputa da prefeitura de Porto Alegre, o deputado Marcel Van Hatten (PP) revela ao colunista que, hoje, não existe nenhuma possibilidade desta candidatura. Prudente, porém, garante que isso “não é peremptório”.

A performance de Vieira da Cunha

A boa posição do secretário da Educação Vieira da Cunha na disputa à prefeitura de Porto Alegre, segundo a pesquisa do Instituto Paraná, esbarra em duas dificuldades: uma política e outra legal. O PDT tem compromisso de apoiar a candidatura do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) e como membro do Ministério Publico, atualmente sem mandato, Vieira da Cunha teria de encontrar uma saída jurídica para a filiação e a busca de uma candidatura.

Sair da versão mobile