Ícone do site Jornal O Sul

Associação Brasileira de Proteína Animal se pronuncia sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas

“A fervura de um medicamento pode torná-lo muito mais concentrado e alterar suas propriedades de outras maneiras”, explicou o FDA. (Foto: Reprodução)

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu uma nota nesta sexta-feira (14), comunicando que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas.

Caso seja confirmada a presença do vírus, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações.

Segundo a ABPA não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“O setor exportador brasileiro reitera que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global”, esclareceu a Associação Brasileira de Proteína Animal.

Sair da versão mobile