A Associação de Haitianos do RS promoverá o Dia da Integração Haitiana em 15 de junho. Segundo o presidente, a entidade está preocupada com a integração entre os haitianos e os gaúchos.
“O dia pretende ser uma iniciativa de conscientização. Entendemos que o imigrante precisa se adaptar e ajudar a sociedade que lhe acolhe. Ficamos muito felizes em sermos acolhidos. É preciso trabalharmos juntos para que tudo isso possa acontecer”, afirma Abson Joseph.
A data iniciará com uma caminhada de todos que apoiam a causa, a partir das 10h. O trajeto será ” o caminho do gol”. No Gigantinho, haverá apresentações artísticas, um torneio de futebol de salão, e também a apresentação da associação (recém-criada) para todos os haitianos.
“A Associação será um importante interlocutor entre a embaixada do Haiti, o Brasil e o Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente Abson. Imigrantes de outras etnias também prestigiarão o evento.
Apoiadores
Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade aos Imigrantes e Refugiados (presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico), Esporte Clube Internacional, Fórum de Mobilidade Humana, Mulheres Palestinas em Ação e AKANNI- Instituto de Pesquisa e Assessoramento.
Futebol
Os haitianos compartilham, com os brasileiros, a paixão pelo futebol. Assim, para integrar, nada melhor do que um torneio. Serão quatro times: 2 de haitianos, um de brasileiros e um de senegaleses.
