Ícone do site Jornal O Sul

Astronauta Michael Collins, piloto da missão lunar Apollo 11, morre aos 90 anos

Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin, os tripulantes da histórica missão Apolo 11. (Foto: Nasa)

O astronauta Michael Collins, piloto da missão Apollo 11 – que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin para a lua em 1969 –, morreu aos 90 anos nesta quarta-feira (28), vítima de um câncer.

“Nós lamentamos compartilhar que nosso amado pai e avô morreu após uma valente batalha contra o câncer”, informou a sua família em um comunicado.

Collins, por ser o piloto da missão, permaneceu todo o tempo em órbita e não chegou a pisar no satélite natural, a fim de garantir o retorno seguro à Terra.

Com a morte de Collins, Aldrin se tornou o único membro vivo da missão. Ele completou 91 anos em janeiro. Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar na lua, morreu em 2012, aos 82 anos.

A Nasa (agência espacial norte-americana) lamentou a morte de Collins em uma rede social e destacou a sua importante missão como o piloto da primeira viagem na história da humanidade a levar astronautas para “outro mundo”. “Um defensor da exploração, o astronauta Michael Collins inspirou gerações e seu legado nos projeta mais fundo no cosmos”, afirmou a Nasa.

Sair da versão mobile