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Atendimento do serviço 156 de Porto Alegre recebe quase 11 mil ligações na semana

Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta de água e de hidrômetro. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Na semana entre 5 e 11 de agosto, o atendimento do serviço 156 de Porto Alegre recebeu 10.707 ligações. A maior parte – 34,88% dos contatos – teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta de água e de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria.

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), apresentação de condutor infrator e obstrução de vias também representaram demandas significativas (28,87%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e covid.

Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (12,25%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (6,07%).

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, falta de água, conservação de vias com asfalto e conservação de vias não pavimentadas.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. “Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156”, informa a prefeitura.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 5 e 11 de agosto, a Ouvidoria recebeu 162 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Angela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à poda de árvore e tapa buraco, água e saneamento e foco de lixo e capina.

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