Ícone do site Jornal O Sul

Atendimento do transporte coletivo passa por mudanças a partir desta segunda em Porto Alegre

Haverá alteração no atendimento das linhas transversais. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), informa que a partir desta segunda-feira (3), as linhas T5 , T10 – Triângulo/ Antônio de Carvalho, T11 – 3ª Perimetral e T13 – Triângulo/ PUC passam a ser operadas pelas empresas privadas.

“Esta alteração que estamos promovendo faz parte do Programa Mais Transporte e visa a qualificar o atendimento oferecido aos cerca de 25 mil usuários que utilizam essas linhas. Assim como a Carris, sobretudo na pandemia, que precisou assumir algumas linhas dos privados, agora estamos fazendo esse ajuste temporário para melhor atender aos passageiros, devido a problemas pontuais que observamos em relação ao cumprimento de algumas tabelas”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através do app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS” para ser direcionado ao Cittamobi.

Confira o que muda no atendimento das linhas:

Linhas sem cobrador

Na semana passada, mais 37 linhas de ônibus da Capital foram autorizadas a circular sem cobrador, preferencialmente em viagens que tenham até 12 passageiros pagantes em dinheiro por sentido. Em relação ao percentual de profissionais, a retirada estimada é de 38% do quadro, com a previsão de chegar a 50% até o fim deste ano.

A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.

Linhas autorizadas

Sair da versão mobile