O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) que o atendimento presencial às vítimas de descontos indevidos por parte de associações e sindicatos nas aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começará no dia 30 deste mês somente nas agências dos Correios.
Segundo o Ministério da Previdência Social, serão mobilizadas 4.730 agências em 66% das cidades brasileiras. Esse tipo de atendimento não ocorrerá nos postos do INSS.
O atendimento virtual pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135 seguirá em vigor, oferecendo os mesmos serviços. A ida às agências dos Correios é apenas uma opção adicional. Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr nem formar filas.
Quais serviços estarão disponíveis?
Segundo a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, as agências prestarão os seguintes serviços: identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais irregulares e qual foi a entidade responsável; protocolar pedido de informações adicionais; informar o retorno do INSS sobre esse pedido; orientar o beneficiário sobre como fazer a contestação e o pedido de ressarcimento.
Conforme a diretora, a lista das agências dos Correios com esse atendimento presencial estará disponível nos sites da estatal e do INSS ou pelo telefone 135.
“As unidades dos Correios que não tiverem esse atendimento também informarão a agência mais próxima”, acrescentou.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, quem for ao atendimento presencial pode levar apenas um documento de identidade. Não é preciso apresentar contracheque, por exemplo.
Se o beneficiário tiver dificuldades de locomoção, pode enviar um representante com “procuração devidamente autêntica”, assinada. O representante poderá consultar, junto aos Correios, se a pessoa foi vítima de descontos indevidos.
“Esse atendimento presencial que estamos anunciando para os próximos dias significa atendimento olho no olho. Embora saibamos que há um contingente enorme que acessa o aplicativo INSS 135, sabemos que existem aquelas pessoas que preferem os atendimentos nas agências, atendimentos presenciais. É para essas pessoas que estamos abrindo um canal de alternativa para que sejam atendidas”, disse o ministro da Previdência, Wolney Queiroz.