Ícone do site Jornal O Sul

Atentado em base militar dos Estados Unidos no Afeganistão mata pelo menos 4 pessoas

Jihadistas teriam organizado o ataque (Foto: Reuters)

Uma explosão provocada pelo grupo terrorista Taleban na maior base aérea dos Estados Unidos no Afeganistão, na cidade de Bagram, deixou ao menos quatro mortos e 14 feridos na madrugada deste sábado (12). A nacionalidade das vítimas ainda não foi divulgada.

Segundo a Otan (aliança militar ocidental), um artefato explosivo foi detonado na base aérea por volta das 5h30 da hora local. Ainda de acordo com a organização, “uma força de proteção e equipes médicas” estavam atendendo os feridos.

O porta-voz do Taleban, Zabihula Mujahid, afirmou que os jihadistas organizaram o ataque e disse que o grupo infligiu “fortes perdas aos invasores estadunidenses”.

O ataque ocorreu um dia depois de um atentado suicida ao consulado alemão, situado ao norte da cidade de Mazar-i-Sharif. Na noite desta quinta-feira (10), um homem-bomba matou quatro pessoas e feriu mais de 100.

Ao assumir a autoria do atentado, o Taleban afirmou que as ações são uma retaliação aos recentes bombardeios na região de Kunduz, que mataram mais de 30 civis afegãos.

Segundo a agência de notícias AFP, a base aérea de Bagram, localizada a 55 km de Cabul, já foi alvo de ataques do grupo terrorista. Em dezembro de 2015, um homem-bomba explodiu uma moto nas proximidades da base, matando seis soldados americanos. (Folhapress)

Sair da versão mobile