Ícone do site Jornal O Sul

Ator evangélico lidera apuração presidencial na Guatemala

Há dois meses, Morales tinha apenas 10% das intenções de voto dos guatemaltecos. Foto: Luis Soto/AP

Com cerca de 95% das urnas apuradas, o ator evangélico Jimmy Morales, candidato de oposição pelo partido FCN (Frente de Convergência Nacional), lidera as eleições presidenciais na Guatemala, realizadas no domingo, com 24% dos votos. Em segundo lugar, aparecem os candidatos Manuel Baldizón, do Lider (Liberdade Democrática Renovada), com 19%; e a ex-primeira-dama Sandra Torres, da legenda UNE (Unidade Nacional de Esperança), também com 19%.

Ainda não se sabe quem disputará o segundo turno do pleito, em 25 de outubro. O expressivo apoio a Morales nas urnas é uma guinada na corrida eleitoral, pois há dois meses ele tinha apenas 10% das intenções de voto. Cerca de 7,5 milhões de guatemaltecos foram convocados às urnas para eleger o novo presidente da República em meio a um clima de bastante descrença com as instituições devido à renúncia do então governante Otto Pérez Molina na quarta-feira.

No pleito, os cidadãos votaram para presidente, vice, 158 deputados, 20 membros do Parlamento Centroamericano, além de prefeitos e vereadores de 338 cidades. Ao todo, 14 candidatos disputam o primeiro cargo do país.

Sair da versão mobile