Ícone do site Jornal O Sul

Audiência pública discute proposta de parceria com a iniciativa privada para bilhetagem eletrônica do transporte público metropolitano na Grande Porto Alegre

Projeto de concessão prevê investimento total de R$ 90 milhões. (Foto: Arquivo Setranspetro)

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) realizou nessa quarta-feira (19), de forma virtual, mais uma audiência no âmbito da fase de consulta pública sobre o projeto de concessão do processo de bilhetagem eletrônica do transporte metropolitano da Grande Porto Alegre. O debate reuniu interessados em diferentes aspectos da estruturação iniciativa por meio de parceria público-privada.

No foco da proposta do governo do Rio Grande do Sul está um sistema de pagamento que permita múltiplos meios de pagamento, a fim de ampliar e facilitar o procedimento. Também está entre os objetivos consolidar mecanismos como a biometria facial para prevenção de fraudes, dentre outros aprimoramentos.

O edital prevê um investimento de aproximadamente R$ 90 milhões, por meio de contrato com vigência de dez anos. A empresa ou consórcio responsável pela operação será definida com base no critério de menor valor da contraprestação mensal.

“Trata-se de um primeiro passo para regularizar o transporte metropolitano de maneira mais ampla, futuramente chegando também à operação das linhas”, ressaltou a subsecretária de Parcerias Serg, Anna Clara Yaginuna.

Como participar

Já o período de consulta pública prossegue até o dia 1º de dezembro, permitindo que qualquer cidadão contribua de forma online com sugestões e questionamentos ao projeto, a partir das orientações reunidas no site parcerias.rs.gov.br.

Após essa etapa, será divulgado um relatório com a resposta às dúvidas e demandas recebidas pela pasta. A previsão é que o edital seja lançado ainda nos primeiros meses do ano que vem.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile