Ícone do site Jornal O Sul

Em um dia sem mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul, o Estado chegou a 720 casos confirmados da doença

Ao todo, 87 municípios gaúchos tiveram pelo menos um diagnóstico positivo desde o dia 10 de março. (Foto: EBC)

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) aponta que, até a noite desta terça-feira (14), o Rio Grande do Sul já havia registrado 720 casos confirmados de coronavírus, em uma curva que cresce a cada dia. Já a boa notícia do dia foi a ausência de mortes por Covid-19 no Estado, após os dois óbitos informados na véspera.

Ao todo, 87 municípios gaúchos tiveram ao menos um diagnóstico positivo desde a primeira notificação, em 10 de março. Essa estatística foi engrossada nas últimas horas com ocorrências em Santa Maria (5), Caxias do Sul (3), Marau (3) e Passo Fundo (3), além de Porto Alegre, Viamão, Bagé, Erechim, Garibaldi, Lajeado e Rio Grande, cada uma com um indivíduo infectado.

Vale lembrar que o levantamento diário mantém os pacientes comprovadamente já recuperados da doença, ou seja, sem manifestação de sintomas após um período 14 dias.

Conforme mencionado antes, a terça-feira não teve registros de mortes por conta do coronavírus no Estado. Na véspera, dois óbitos de idosos haviam elevado para 18 o número de casos fatais no Estado. Nesse quesito, o ranking é liderado com folga por Porto Alegre, com oito perdas, seguida de longe por Caxias do Sul e Passo Fundo, cada qual com dois falecimentos.

Iniciativa

O “Observatório Covid-19”, que integra o projeto Observatório da Inovação, foi lançado nesta terça-feira pela Sict (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia). Por meio da página www.inova.rs.gov.br, a ideia é centralizar na internet as principais informações divulgadas e mapeadas pela pasta.

Também estarão disponíveis os mapeamentos de iniciativas em universidades, ambientes de inovação e startups, além da plataforma de projetos do programa estadual “Inova RS”.

A ação foi realizada em caráter emergencial, antes do lançamento do Observatório de Inovação, a fim de organizar sistematicamente o material levantado e contribuir para a criação de medidas e iniciativas que atenuem o impacto da atual pandemia.

“A partir do acompanhamento e divulgação realizados pelo Observatório, podemos fomentar a construção de políticas públicas baseadas em evidências e tornar a secretaria uma referência em dados”, ressalta Lamb.

O projeto busca identificar e disponibilizar informações sobre o mapeamento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul de maneira organizada, com o propósito de subsidiar novas iniciativas e a tomada de decisão por parte do poder público e privado, empresas, instituições de ciência e tecnologia e sociedade em geral.

Como objetivo principal está o desenvolvimento de um sistema de monitoramento e repositório sobre os principais conteúdos pertinentes à área de inovação, ciência e tecnologia, bem como estudos e relatórios relacionados aos demais projetos da Secretaria.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile