Ícone do site Jornal O Sul

Australianos são impedidos na Bolívia de viajar com dinamite para o Brasil

Revista da polícia boliviana em Santa Cruz de La Sierra localizou explosivo. (Foto: Reprodução)

Três australianos foram detidos na quinta-feira (12) no aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, quando tentavam embarcar em um voo da Gol, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, portando explosivos.

Um dos passageiros, Julian Giovani Vincenzo, levava dinamite, localizada por policiais bolivianos em uma revista aleatória. Ele estava acompanhado de outros dois australianos, Liam Mark Eales e Jusrtin Maurice Wei Kwon.

Segundo informou a empresa aérea Gol, um dos passageiros do voo G3 7601 foi flagrado transportando “objeto não permitido em sua bagagem de mão”. Investigadores afirmaram que os três jovens australianos passaram pela fiscalização e conseguiram chegar até a sala de embarque do aeroporto – última etapa antes de entrar no avião. Devido ao flagrante, todos os outros passageiros do voo foram vistoriados, assim como a aeronave.

Em nota, a Gol explicou que “seguindo um procedimento normal de segurança, as autoridades locais fizeram uma vistoria em toda a aeronave e nos demais passageiros. O voo seguiu em segurança, com 1h36min de atraso”. Investigadores disseram que, apesar de ter sido evitada, a ocorrência assustou porque os australianos estavam prestes a entrar em um avião de uma companhia brasileira com destino a São Paulo.

As investigações sobre os motivos pelos quais o grupo pretendia embarcar com explosivos para o Brasil ainda estão em andamento. Autoridades ligadas a órgãos de inteligência estão acompanhando de perto os detalhes porque há uma política permanente de prevenção de riscos a atentados, especialmente por causa das Olimpíadas de 2016, no Rio. Essas autoridades querem saber especialmente se os australianos já têm algum antecedente policial. (AG)

Sair da versão mobile