Ícone do site Jornal O Sul

O atirador que matou 26 pessoas em uma igreja no Texas era professor de bíblia e foi expulso da Força Aérea dos Estados Unidos

Devin Kelley, 26 anos, abriu fogo no local. (Foto: Reprodução)

A polícia do Texas identificou o atirador que matou 26 pessoas e feriu 24 em uma igreja batista em Sutherland Spring, no Estado americano do Texas, no domingo (05). Segundo as autoridades, Devin Patrick Kelley, de 26 anos, foi expulso da Força Aérea dos EUA em 2014 após ser condenado em um tribunal militar por agredir a mulher e o filho. Ele ficou preso por um ano.

Kelley serviu na área de logística da Base Aérea de Holloman, no Novo México, de 2010 e 2014. Ele era responsável pelo transporte militar de passageiros, cargas e pertences.

Depois de libertado, Kelley, que é natural de New Braunfels, um subúrbio de San Antonio, também no Texas, deu aulas de estudos bíblicos, como voluntário, em uma outra igreja do estado americano, de acordo com um perfil no Linkedin atribuído a ele. Autoridades relataram que o atirador não parece ter elo com grupos terroristas organizados. A polícia agora investiga se ele tinha parentes na igreja e se participava de alguma milícia.

O assassino foi morto após ser perseguido por um morador armado com um rifle que viu quando o atirador saiu da igreja. A perseguição durou alguns minutos e, em seguida, Kelley foi achado morto em seu carro, no condado de Guadalupe, segundo o xerife local, Robert Murphy. Não está claro se ele foi morto ou se cometeu suicídio.

Segundo um policial, os investigadores estão acompanhando as redes sociais de Kelley para saber o que ele pode ter feito nos dias anteriores ao ataque. Em uma das imagens, o assassino parece mostrar uma arma semiautomática AR-15.

Na noite de domingo, a polícia de San Antonio invadiu a casa de Kelley com cães e unidades de esquadrões antibombas. Ainda não há informações sobre o que foi encontrado no local. Uma conta de LinkedIn mostra que Kelley se formou na New Braunfels High School.

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o tiroteio que deixou pelo menos 26 mortos e 20 feridos no Texas, no domingo (05), é resultado de um “problema de saúde mental” e que não envolve as leis que permitem o comércio de armas no país.

Durante entrevista coletiva no Japão, onde iniciou uma viagem pela Ásia, Trump afirmou que o atirador do Texas tinha problemas mentais, como tantos outros norte-americanos, ao ser questionado sobre as políticas de armamento.

Quando um atirador matou 59 pessoas e deixou mais de 500 feridas em Las Vegas, Trump também classificou o assassino, Stephen Paddock, como um “indivíduo muito, muito doente”,

 

Trump afirmou que, com base em relatórios preliminares, o atirador era “um indivíduo muito perturbado, com muitos problemas”. Ele disse que o ataque de domingo “não é uma situação que se possa atribuir às armas”, mas “um problema de saúde mental no mais alto nível. É um evento muito, muito triste”.

 

Sair da versão mobile