Ícone do site Jornal O Sul

Avança testagem de profissionais da educação na rede municipal porto-alegrense

Testes integram a estratégia adotada pela prefeitura para o retorno mais seguro às escolas. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

Profissionais de mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre passaram por testagem para detecção da Covid-19 nesta semana. A coleta RT-PCR foi feita por técnicos de laboratórios conveniados com a prefeitura. A ação faz parte dos protocolos sanitários adotados pela administração municipal para o retorno mais seguro às escolas.

Os testes RT-PCR estão sendo realizados nos profissionais da rede municipal desde o dia 29 de abril. As escolas indicam os profissionais e a Secretaria Municipal de Saúde envia os tíquetes. A Secretaria Municipal de Educação gera um voucher individual para identificação dos profissionais.

Nesta quinta-feira (6), foram submetidos aos testes os trabalhadores da Escola de Ensino Fundamental Mariano Beck. Já os servidores da Escola de Ensino Fundamental Campos do Cristal, escolas de Educação Infantil Jardim Salomoni e Mamãe Coruja foram testados na tarde desta quarta-feira (5).

A diretora da Mamãe Coruja, Grasiele Schumacher, ressalta que a iniciativa traz tranquilidade aos profissionais e famílias. “Avisei aos pais que teríamos essa ação na escola. Além de animados, afirmaram que se sentem mais seguros. A testagem nos dá um alívio, pois é um detector, até mesmo para quem não tem sintomas”, diz.

Aulas presenciais

Já são 283 escolas, entre próprias e comunitárias, que retomaram as atividades pedagógicas com a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Na quarta-feira (5), 4.324 crianças compareceram no turno da manhã e 4.186 no turno da tarde.

Sair da versão mobile