Ícone do site Jornal O Sul

Barack Obama é recebido com frieza na Arábia Saudita

Presidente Barack Obama na Casa Branca. (Foto: Pete Souza/Official White House)

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi recebido sem grandes formalidades ao desembarcar na Arábia Saudita, nessa quarta-feira. Em vez do próprio rei Salman ou de um membro de alto escalão da realeza, quem o esperava era o governador de Riad, capital do país, segundo a rede CNN.

Ao contrário de visitas anteriores, o desembarque de Obama não foi exibido na TV estatal. Mais cedo, a emissora saudita havia mostrado o rei no mesmo aeroporto, com convidados de outras nações parceiras no Conselho de Cooperação do Golfo. Aliados históricos, sauditas têm criticado duramente Washington, em particular a decisão de não intervir na Síria contra o regime de Bashar al-Assad e as negociações nucleares com o Irã, adversário xiita do reino sunita. Especialistas e antigos oficiais do governo analisam, contudo, que a crise entre os países não significa risco de rompimento. “Apesar das diferenças, a Arábia Saudita e os EUA não estão se divorciando”, disse o ex-oficial da agência de inteligência norte-americana Bruce Riedel.

Após o desembarque, Obama seguiu diretamente para o Palácio Erga para encontrar o rei saudita. Os líderes se reuniram durante duas horas e Salman disse que estava muito satisfeito em receber o presidente norte-americano. Obama agradeceu pela hospitalidade. (Veja com AFP)

Sair da versão mobile