Ícone do site Jornal O Sul

Barcelona tem novo dia de protesto por independência da Catalunha

Após conflitos da véspera deixarem mais de 180 feridos, cidade entra no sexto dia consecutivo de atos motivados pela condenação de líderes separatistas. (Foto: Reprodução de internet)

Manifestantes favoráveis à independência da Catalunha deram início neste sábado (19) ao 6º dia seguido de protestos em Barcelona. As primeiras imagens do ato já mostravam cenas de confronto entre polícia e manifestantes.

O grupo independentista de extrema-esquerda Arran convocou a nova manifestação na praça Urquinaona de Barcelona, epicentro dos distúrbios de sexta-feira (18). A convocação foi feita após eles denunciarem a ação das forças de segurança, que realizaram 83 detenções. Desde cedo o policiamento foi reforçado para evitar confusão.

Os manifestantes apoiam a independência da Catalunha e protestam contra a condenação de nove líderes do movimento pró-independência da região. Apesar de a situação parecer estar mais sob controle neste sábado, a Guarda Urbana de Barcelona orientou que os comerciantes da área próxima aos protestos não abram as portas.

Sem diálogo

Ainda neste sábado, o governo espanhol rechaçou pedidos do chefe regional pró-independência da Catalunha por conversas sobre a onda de violência gerada pela prisão de líderes separatistas.

Barcelona teve sua pior noite de distúrbios em décadas, na sexta-feira, com jovens mascarados bloqueando ruas com latas de lixo em chamas e pedras arremessadas contra forças de segurança, que responderam com granadas de fumaça e gás lacrimogêneo.

O presidente da Catalunha, Quim Torra, afirmou que a violência não reflete a natureza pacífica do tradicional movimento pela independência da Catalunha e pediu discussões com Madri. O primeiro-ministro Pedro Sánchez disse que Torra precisa, primeiro, condenar inequivocamente as perturbações.

Sair da versão mobile