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Bayer tira do ar propaganda premiada no festival de Cannes acusada de machismo

Campanha produzida pela AlmapBBDO para a Aspirina. (Foto: Reprodução)

Acusada de machismo, uma propaganda da marca Aspirina foi cancelada à pedido da Bayer, fabricante do medicamento. A polêmica deu-se em torno de uma das peças da campanha, produzida pela AlmapBBDO, com a frase “Calma amor, não estou filmando isso.mov”.

Para críticos, o anúncio faz referência a um ato sexual gravado sem o consentimento da mulher, minimizando a chamada “pornografia de vingança” – quando vídeos íntimos são divulgados na internet – a uma “dor de cabeça”. O caso ganhou repercussão internacional na quinta-feira, após o trabalho ser premiado com um Leão de bronze no festival Cannes Lions, na categoria “outdoor”. Fazem parte da campanha outras duas peças: “Relaxa, até parece que eu estou gravando isso.mp3” e “Tá tudo bem, não estou anotando nada.doc”.

Em nota, a Bayer afirma que a AlmapBBDO apresentou o conceito da campanha “assim como de outras que pretendia exibir no festival Cannes Lions” e que foi a própria agência quem pagou pela sua veiculação “a fim de atender os requisitos para submissão em Cannes”.

A prática de criar anúncios para disputar o festival, atendendo apenas aos requisitos mínimos de divulgação, é conhecida no meio como “scam ad” (propaganda golpe, em tradução livre). (Fernanda Perrin/Folhapress)

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