Ícone do site Jornal O Sul

Bebês nascidos no verão tendem a ser mais saudáveis

Maior índice de vitamina D, relacionado à exposição ao sol, é um fator importante. (Foto: Reprodução)

Um estudo da Universidade de Cambridge (Inglaterra) indicou que crianças nascidas no verão tendem a ser adultos mais saudáveis. De acordo com os cientistas, uma maior exposição ao sol no segundo trimestre da gravidez – e, consequentemente, maiores índices de vitamina D – seria a responsável pelo quadro.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas compararam dados de nascimento e desenvolvimento de cerca de 450 mil homens e mulheres. Segundo o estudo, a época do ano em que nasceram afetou o peso de nascimento do bebê, sua altura no futuro e, no caso das mulheres, o início da puberdade – fatores que influenciam na saúde do indivíduo na vida adulta.

As crianças que nasceram em junho, julho e agosto (meses de verão no Hemisfério Norte) vieram ao mundo mais pesadas, se tornam adultos mais altos e as meninas iniciam a puberdade mais tarde que os nascidos em meses de inverno. “Esta é a primeira vez que o tempo de puberdade foi fortemente relacionado à sazonalidade. Ficamos surpresos e contentes de ver como eram semelhantes os padrões de peso ao nascer e de início da puberdade. Nossos resultados mostram que o mês de nascimento tem um efeito mensurável sobre o desenvolvimento e a saúde, mas são necessários mais estudos para entender o mecanismo por trás disso”, afirmou o médico John Perry, que coordenou o estudo.

Para o médico, o crescimento durante a infância e o desenvolvimento, incluindo a idade de puberdade, são fatores que refletem na saúde da criança no futuro, quando já estará na vida adulta. “Não sabemos os mecanismos que causam esses padrões de peso ao nascer, altura e início da puberdade. Precisamos entender esses mecanismos antes de poder traduzi-los em benefícios à saúde. Achamos que a exposição à vitamina D é importante”, disse Perry. (AG)

Sair da versão mobile