Ícone do site Jornal O Sul

Ben Affleck pediu segredo sobre antepassados donos de escravos, revela WikiLeaks

Ben Affleck foi homenageado com prêmio humanitário no último People’s Choice Awards.

O ator americano Ben Affleck, defensor dos Direitos Humanos, solicitou aos produtores de um programa que investigava suas origens para não revelarem que um de seus antepassados tinha escravos, segundo um e-mail revelado pelo WikiLeaks. O material é parte de uma série de mensagens embaraçosas reveladas após o ciberataque contra a Sony Pictures em 2014 e publicada na última semana pelo WikiLeaks.

No texto, o diretor-geral da Sony Michael Lynton e o professor de Harvard e apresentador do programa “Finding your Roots” – que rastreia as origens dos famosos convidados – Henry Louis Gates trocam opiniões sobre o pedido de Ben Affleck.

“Este é meu dilema”, escreve Gates. “A título confidencial, pela primeira vez, um de nossos convidados pediu que não fosse mencionada uma informação sobre um de seus antepassados, o fato que teria escravos (…) Nunca antes alguém havia tentado nos censurar. Trata-se de uma superestrela. O que faremos?”, pergunta. Lynton aconselha Gates a omitir a informação por temer que isso “comprometa a integridade” do ator. Por fim, o programa não fez referência ao antepassado de Affleck.

Gates “e seus produtores têm uma pauta editorial independente para conversar sobre as histórias mais interessantes”, afirmou em resposta o canal PBS, que transmite o programa, em um comunicado.

Affleck, que interpretará o super-herói Batman em 2016, não é a primeira vítima do hackeamento informático da Sony. Em e-mails publicados anteriormente, um diretor descreve a atriz Angelina Jolie como uma “criança mimada com pouco talento”. (AG)

Sair da versão mobile