Ícone do site Jornal O Sul

Bilionário norueguês construiu no Uruguai três dos mais luxuosos hotéis do mundo

Playa Vik possui piscina de mais de 20 metros de comprimento que termina sem linhas no horizonte, como que se unisse ao oceano. (Foto: Eduardo Malo Jr./Divulgação)

Hotéis supostamente deveriam ser voltados aos hóspedes e ao conforto dos mesmos, certo? Sim, mas para Alexandre Vik eles também são lugares para arte. O bilionário norueguês construiu três dos mais luxuosos hotéis, pode-se dizer, do mundo em terras uruguaias.

Vivendo entre Nova York (EUA) e Mônaco, Vik decidiu visitar o Uruguai, lugar onde sua mãe nasceu, e se descobriu encantado com as belas paisagens. Assim, passou a comprar terrenos e construir o que hoje são os hotéis Estancia Vik, Playa Vik e Bahia Vik, todos praticamente galerias de arte.

O Playa Vik, em José Ignácio, na Praia Mansa, é um espetáculo em termos de arquitetura. O design é do arquiteto uruguaio Carlos Ott, que criou o aeroporto de Punta del Este e a Ópera da Bastilha, na França, além de projetos em outros 16 países. As 19 suítes são divididas entre seis “casas” – Mar, Ebano, Raices, Jose Ignacio, Blanca e Tierra – cada uma em um estilo único. Além de toda a beleza, o hotel possui ainda uma piscina de mais de 20 metros de comprimento que termina sem linhas no horizonte, como que se unisse ao oceano. Ela é feita com granito preto e pontilhada com luzes de fibra óptica que espelham o céu noturno.

O Estancia Vik é uma enorme fazenda no estilo tradicional uruguaio, a pouco mais de 1 quilômetro do mar. O hotel é uma verdadeira exposição artística. Cada quarto tem de 55 metros quadrados a cerca de 82 metros quadrados e todos recebem uma decoração diferente, assinadas pelos mais famosos artistas uruguaios. A Estancia Vik oferece ainda inúmeras atividades ao ar livre, como polo, ioga, passeios a cavalo, pesca e dezenas de outras opções.

O Bahia Vik, localizado ao lado do restaurante do grupo, La Susana, fica a poucos metros da praia e das dunas de areia. Também com o foco em arte e arquitetura, os hóspedes podem ficar em suítes do prédio principal, todas com vista para o Atlântico, ou em um dos 11 bangalôs espalhados pelas dunas. Tem ainda três piscinas, biblioteca, sala de ginástica, spa e sala de jogos. O projeto arquitetônico é do uruguaio Marcelo Daglio, que também criou, junto com Vik e sua esposa, Carrie Vik, o Estancia Vik.

(Paula Tanscheit. A repórter viajou ao Uruguai a convite do Ministério do Turismo e Esportes do país)

Sair da versão mobile