Ícone do site Jornal O Sul

Bilionários querem pagar mais imposto em Nova York

George Soros é um dos bilionários que pediram para pagar mais imposto em Nova York (Foto: Divulgação)

Alguns dos nova-iorquinos mais ricos estão pedindo ao estado que aumente as taxas de impostos que eles pagam. Ao todo, 80 pessoas, entre elas George Soros, Steven Rockefeller e Abigail Disney, escreveram a políticos e ao governador Andrew Cuomo dizendo que eles e outros donos de fortunas deveriam pagar mais para ajudar a custear escolas, estradas, pontes e programas para ajudar os pobres e sem teto do estado.

“Agora é a hora de investir na viabilidade econômica de longo prazo de Nova York”, diz a carta. “Precisamos investir em caminhos de saída da pobreza e de ascensão econômica para todos os nossos concidadãos, incluindo uma boa educação pública, desde o jardim de infância até a universidade. E precisamos investir nos frágeis túneis, pontes, redes de água, prédios públicos e estradas de que todos nós precisamos”.

A carta endossa o plano que criaria novas faixas mais altas de imposto de renda para os mais ricos, o que arrecadaria um total de US$ 2 bilhões.

O estado de Nova York já tem algumas das alíquotas de impostos mais altas do país. Elevá-las ainda mais para os mais ricos poderia forçar parte da elite a deixar o estado, ou ainda evitar que outros se mudem para lá, segundo Kathryn Wylde, presidente e diretora executiva da Partnership for New York City — organização que reúne um grupo de executivos das principais empresas da cidade.

1% mais rico do estado

A maior parte dos signatários da carta faz parte do 1% mais rico do estado de Nova York em termos de renda.

A proposta de elevação de imposto é incentivada pelo centro de estudos Fiscal Policy Institute. Uma carta similar enviada no ano passado foi ignorada pelos legisladores.

 

Sair da versão mobile