Ícone do site Jornal O Sul

Black Friday de 2019 deve igualar busca por lojas físicas e compras online

A atividade Varejista, por sua vez, registrou indicador interanual positivo pela segunda quinzena consecutiva. (Foto: Reprodução)

A próxima Black Friday, a ser realizada em novembro, deve ter o mesmo número de consumidores em lojas físicas e online. Pesquisa divulgada pelo Google mostra que 37% dos entrevistados declararam que vão comprar apenas em lojas físicas, 38% só pela internet e 25% de ambas as formas.

O dia de promoção no varejo é considerado a porta de abertura de lojas. A pesquisa estima que 8 milhões surgirão na data, ao mesmo tempo que cerca de 3,5 milhões consumidores deverão comprar pela primeira vez na Black Friday.

Para o gerente de Insights para o Varejo do Google, Diego Venturelli, o crescimento da Black Friday pode ser atribuído ao fato de que a data deixou de ser um evento focado somente para promoções de eletroeletrônicos e está ofertando cada vez mais produtos e serviços.

A pesquisa também analisou o comportamento do consumidor e alguns conceitos foram destacados, dentre eles, que 79% pesquisam muito antes de comprar. O levantamento também revelou que o valor do frete e a demora na entrega são razões para desistir da compra, com 70% das pessoas concordando com esta afirmação.

Uma das soluções que o e-commerce tem implementado é a compra pela internet onde o consumidor busca o produto nas lojas físicas. E o estudo revela que cerca de um terço do comércio online no Brasil tem feito isso. Mas há outras soluções em andamento, conforme explicou Venturelli.

A pesquisa do Google foi realizada pela Provokers com 1500 consumidores online de todas as regiões do País, em julho deste ano. As informações são da Agência Brasil.

Sair da versão mobile