Ícone do site Jornal O Sul

Bolsonaro demite o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Gilson Machado assume ministério

Álvaro Antônio é deputado federal licenciado pelo PSL de Minas Gerais. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro no início da tarde desta quarta-feira (09). Álvaro Antônio foi informado da decisão em reunião pouco depois das 14h, no Palácio do Planalto. O encontro não constava na agenda oficial do presidente. O presidente da Embratur, Gilson Machado, assume o cargo.

A demissão ocorreu um dia depois de Álvaro Antônio usar um grupo de WhatsApp que reúne todos os ministros do governo para atacar o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do Palácio do Planalto.

Segundo um integrante do governo que leu as mensagens, Álvaro Antônio acusou Ramos de conspirar para tirá-lo do cargo junto a Bolsonaro. Essa é a primeira troca no Turismo desde o início do atual governo.

Álvaro Antônio é deputado federal licenciado pelo PSL de Minas Gerais.

Novo ministro

O presidente da Embratur, Gilson Machado, foi anunciado inicialmente como ministro temporário, mas, à noite, foi confirmado por Bolsonaro.

Em um diálogo com um dos apoiadores no Alvorada, Bolsonaro declarou que Gilson Machado assumiria a pasta. “Tá sabendo do Gilson ou não? Já tá sabendo do Gilson? É ministro. O Gilson é um cara muito competente nessa área. O outro estava fazendo um bom trabalho também, não é? Mas deu problema aí”, disse o presidente.

Antes mesmo da manifestação do presidente a apoiadores, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, já havia afirmado em uma rede social que Machado tinha sido escolhido como substituto.

“Desejo boa sorte a Gilson Machado, que vinha fazendo bom trabalho como Presidente da Embratur e agora se torna novo Ministro do Turismo. Que Deus o ilumine nessa nova jornada”, escreveu Eduardo Bolsonaro.

No início da tarde Gilson Machado esteve no Palácio do Planalto, mas, até então, ao ser questionado por jornalistas se assumiria o Ministério do Turismo, fez sinal de negativo e negou ter sido sondado. A Embratur é vinculada à pasta.

Gilson Machado é empresário, músico e veterinário. Em suas redes sociais, registra o trabalho como cantor, sanfoneiro e compositor da banda de forró Brucelose.

O pernambucano costuma acompanhar Bolsonaro em viagens, em especial ao Nordeste, nas quais destaca ações do governo que beneficiam a região. Costuma ser convidado com frequência por Bolsonaro para tocar sanfona nas “lives”, transmissões ao vivo pela internet que o presidente costuma fazer nas quintas-feiras no Palácio da Alvorada.

Machado assumiu o comando da Embratur em maio do ano passado. Também havia trabalhado na transição do governo e, já com Bolsonaro na Presidência, teve cargo de secretário nacional de Ecoturismo e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Sair da versão mobile