Ícone do site Jornal O Sul

Bolsonaro destaca redução de 38% nos casos de malária no Brasil

Equipes do Ministério da Saúde fazem ações de prevenção em alguns estados. (Foto: Alejandro Zambrana / SESAI - MS)

O Ministério da Saúde anunciou uma redução de 38% no número de casos de malária neste ano, no Brasil. Os dados são baseados na comparação com 2018. Entre janeiro e março de 2019, a pasta notificou 31.872 casos novos da doença, enquanto foram 51.076 no mesmo período do ano passado.

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou a informação em seu Twitter, nesta segunda-feira (29). Na publicação, ele afirmou que a diminuição na ocorrência da doença ocorreu em função da “integração das ações de saúde realizadas pelo Governo Federal em parceria com os Estados, Municípios e a população”, escreveu o presidente.

 

O MS informou ainda que está fazendo trabalhos de conscientização e esclarecimento por meio de rádio, tv e carros de som, com as populações que teriam mais risco de contrair a doença. O foco são as populações que vivem nas capitais dos nove estados que compõem a região Amazônica (AC, AM, AP, PA, MT, RR, RO, TO e MA), além de regiões de mata, assentamentos rurais, periferias e áreas indígenas.

Malária

A doença infecciosa febril aguda é causada por parasitos do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. Não há transmissão de pessoa para pessoa, apenas pelo vetor. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A malária tem cura, mas deve ser diagnosticada e tratada com agilidade.

Sair da versão mobile