Ícone do site Jornal O Sul

Bolsonaro lidera a última pesquisa Ibope com 41% dos votos válidos. Haddad tem 25%

Considerando os votos totais, Bolsonaro tem 36%; Haddad, 22%; Ciro, 11%; Alckmin, 7%. (Foto: Reprodução)

O Ibope divulgou neste sábado (6) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Segundo o instituto, desde a pesquisa divulgada na última quarta-feira (3), o primeiro colocado, Jair Bolsonaro, cresceu quatro pontos, enquanto Fernando Haddad, em segundo lugar, oscilou um ponto para baixo.

A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores na sexta-feira (5) e no sábado (6).

Votos válidos

Jair Bolsonaro (PSL): 41%; Fernando Haddad (PT): 25%; Ciro Gomes (PDT): 13%; Geraldo Alckmin (PSDB): 8%; Marina Silva (REDE): 3%; João Amoêdo (NOVO): 3%; Alvaro Dias (PODE): 2%; Cabo Daciolo (PATRI): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Eymael (DC): 0%; Vera (PSTU): 0% e João Goulart Filho (PPL): 0%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 36%; Fernando Haddad (PT): 22%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Geraldo Alckmin (PSDB): 7%; Marina Silva (REDE): 3%; Cabo Daciolo (PATRI): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; João Amoêdo (NOVO): 2%; Alvaro Dias (PODE): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Eymael (DC): 0%; Vera (PSTU): 0%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Branco/ Nulo: 7%; Não sabe/ Não respondeu: 5%.

Acima, nos votos totais, são considerados os votos brancos e nulos e o percentual dos eleitores que se declaram indecisos.

Rejeição

O instituto também perguntou: “Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o (a) sr. (a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?”.

Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.

Os resultados foram:

Jair Bolsonaro (PSL): 43%; Fernando Haddad (PT): 36%; Marina Silva (REDE): 22%; Geraldo Alckmin (PSDB): 16%; Ciro Gomes (PDT): 15%; Henrique Meirelles (MDB): 10%; Alvaro Dias (PODE): 9%; Cabo Daciolo (PATRI) 9%; Guilherme Boulos (PSOL): 9%; Eymael (DC): 8%; João Amoêdo (NOVO): 8%; Vera (PSTU): 7%; João Goulart Filho (PPL): 6%; Poderia votar em todos (resposta espontânea): 2%; Não sabem ou preferem não opinar: 7%.

Segundo turno

Em uma simulação de segundo turno entre Ciro e Bolsonaro, Ciro Gomes tem 45% contra 41% de Jair Bolsonaro (branco/nulo 11%; não sabe 2%).
Entre Geraldo Alckmin e Bolsonaro, Alckmin tem 40% e Bolsonaro 43% (branco/nulo 14%; não sabe 3%).

Entre Jair Bolsonaro e Marina Silva, Bolsonaro tem 46% contra 36% de Marina Silva (branco/nulo 15%; não sabe 3%).

Em uma simulação entre Fernando Haddad e Bolsonaro, Haddad tem 41% e Jair Bolsonaro 45% (branco/nulo 12%; não sabe 3%).

Pesquisa

Foram entrevistadas 3.010 eleitores entre sexta (5) e sábado (6). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número BR-01537/2018.

Sair da versão mobile