Ícone do site Jornal O Sul

Bolsonaro x Lula: protestos em Cuba provocam declarações dos dois pré-candidatos à Presidência

Hoje, as pesquisas eleitorais estão polarizadas entre Lula (E) e Bolsonaro (D). (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar nesta terça-feira (13) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições do ano que vem. Bolsonaro tentou diferenciar-se de Lula dizendo ser favorável aos protestos realizados em Cuba no domingo (11). As manifestações foram minimizadas pelo petista.

“Eu apoio o movimento do pessoal que perde liberdade lá. O que o Lula acha do que está acontecendo em Cuba? Ele está contra o movimento de liberdade. E tem gente que apoia esse cara para ser presidente do Brasil. Qual vai ser o futuro nosso se esse bandido for eleito presidente da República?”, disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Na segunda (12), Bolsonaro já havia dito que Cuba viveu um “dia muito triste” no domingo porque os manifestantes teriam recebido “borrachada, pancada e prisão”.

Lula, por sua vez, minimizou a importância dos protestos. “O que está acontecendo em Cuba de tão especial pra falarem tanto?! Houve uma passeata. Inclusive vi o presidente de Cuba na passeata, conversando com as pessoas. Cuba já sofre 60 anos de bloqueio econômico dos EUA, ainda mais com a pandemia, é desumano”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

O ex-presidente disse que “não viu nenhum soldado em Cuba com o joelho em cima do pescoço de um negro, matando ele”, em referência ao assassinato de George Floyd, ocorrido ano passado nos Estados Unidos, e disse que “os problemas de Cuba serão resolvidos pelos cubanos”.

Ainda nesta terça, Bolsonaro questionou a liderança de Lula na disputa eleitoral, apontada por diversos institutos de pesquisa, e disse que o petista “não pode andar na rua”. O presidente citou ainda as “motociatas” que tem feito pelo país e disse que Lula deveria organizar uma “jegueata”.

“No primeiro semestre desse ano, a indústria de motocicleta, lá em Manaus, na Zona Franca, cresceu 45%. Eu tenho ajudado um pouquinho nisso aí. Manda o Lula organizar uma ‘jegueata’ para ele. Ele não pode andar na rua.”

Procurada, a assessoria de Lula afirmou que o ex-presidente está respeitando as regras de prevenção da covid, sem promover atos públicos irresponsáveis como faz Bolsonaro” e que “ele foi investigado extensamente e não tem nenhuma condenação”.

Mais tarde, Bolsonaro voltou a falar de Cuba e referiu-se também à Venezuela, onde o dirigente oposicionista Juan Guaidó disse ter sido ameaçado por forças de segurança que invadiram sua casa.

“No momento em que a ditadura comunista cubana ataca duramente o seu povo que pede o fim do regime que o mantém na miséria, no atraso e até hoje sufoca sua liberdade, o ditador Maduro promove ataque armado ao PR Juan Guaidó. Que Deus proteja nossos irmãos cubanos e venezuelanos!”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Sair da versão mobile