Ícone do site Jornal O Sul

Bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa aeroporto alemão por uma hora

Artefato foi encontrado em escavações perto de uma das pistas. (Foto: Reprodução)

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi neutralizada na manhã dessa segunda-feira no aeroporto de Düsseldorf (Oeste da Alemanha), o que forçou o cancelamento de sete voos e o atraso de 34. O tráfego aéreo foi interrompido entre 7h45min (4h45min de Brasília-DF) e 8h48min (5h48min de Brasília-DF), de acordo com um comunicado emitido pelo terminal.

A bomba foi descoberta no domingo, durante escavações próximo a uma pista do aeródromo. O artefato tinha um detonador de ácido e desmontá-lo seria muito arriscado, conforme a análise de especialistas. As autoridades “optaram por uma explosão controlada”, declarou o porta-voz do aeroporto, Christian Hinkel. Segundo ele, a direção decidiu fazer verificações complementares em torno das pistas.

Vestígios da guerra

Setenta anos depois do fim da guerra, o subsolo alemão ainda está cheio de bombas que não explodiram, vestígios das campanhas de bombardeios dos aliados contra a Alemanha nazista. As autoridades estimam que Berlim ainda possa ter cerca de três mil bombas enterradas. Em 25 de outubro, cerca de 11 mil moradores da capital alemã foram desalojados pela desativação de uma bomba da Segunda Guerra encontrada durante obras e, no mesmo dia, outros cinco mil saíram temporariamente de seus lares em Koblenz (Oeste) após outro explosivo ser descoberto.

Sair da versão mobile