Ícone do site Jornal O Sul

Bombeiros lutam contra mais de 130 incêndios florestais na Espanha

(Editoria de Arte/ O Sul)

Os bombeiros lutavam nessa segunda-feira contra mais de 130 incêndios florestais no Norte da Espanha, que arrasaram 2 mil hectares na região da Cantábria, em função dos fortes ventos que atingem a região. Segundo a presidência dessa região, 99% dos incêndios são de origem criminosa, obra de pessoas mal-intencionadas que se aproveitam das circunstâncias climáticas. Desde o mês de setembro não chove na região.

A luta contra o fogo é dificultada pelos fortes ventos, com rajadas de até 110 quilômetros por hora. As previsões são desfavoráveis para os próximos dias, que deverão registrar fortes ventos e altas temperaturas para esta época do ano.

Na região das Astúrias, havia outros 30 focos de incêndio, alimentados por ventos fortes, enquanto que 19 haviam sido controlados, afirmaram os serviços de emergência. O fogo já causou a morte de um piloto cujo helicóptero caiu na quarta-feira passada. Outros incêndios foram declarados mais ao leste do país, na região de Navarra. No total deste ano, o fogo arrasou mais de 54 mil hectares de florestas e campos. Áreas de vegetação no País Basco, que faz fronteira com a França, também foram atingidas, e os residentes de ao menos uma pequena cidade foram retirados durante a noite antes de voltarem para casa nessa segunda-feira.

Sair da versão mobile