Pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem ficar atentos aos conteúdos do YouTube Kids. Isso porque uma figura assustadora chamada Momo, tem aparecido em vídeos da plataforma. Segundo relatos na internet, a boneca surge em filmagens e até mesmo em desenhos animados.
Durante os vídeos, a boneca ensina passo a passo como cortar os pulsos. Assim como o desafio da baleia azul, Momo é mais uma corrente que circula pelo aplicativo de mensagens e outras redes sociais. Há também relatos de que, além de cometer suicídio, a personagem estimula as crianças a fazerem outros atos perigosos, como esfaquear familiares.
No Twitter, diversos usuários começaram a confirmar o problema, deixando o assunto entre os mais comentados da rede social. Os internautas afirmam que as crianças de sua família ou de conhecidos já conhecem a boneca e que estão com medo dela.
Momo na verdade, é uma escultura que está situada numa galeria em Tóquio. Sua imagem tem sido usada por pessoas do mundo inteiro para assustar crianças e adolescentes. Ela ficou famosa no ano passado, quando sua imagem apareceu em números de whatsapp que enviavam supostas previsões assustadoras.
Órgãos de fiscalização de alguns estados começaram a reagir com ações contra a inserção da boneca em conteúdos infantis. Na Bahia, por exemplo, o Ministério Público notificou tanto o Google, quanto o WhatsApp para que retirem os materiais relacionados à boneca. As notificações foram encaminhadas por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber).
Em nota oficial, o YouTube Brasil afirmou: “Não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie”.