Ícone do site Jornal O Sul

Braço direito de Augusto Aras, Lindôra Araújo é nomeada vice-procuradora-geral da República

Vice-PGR Lindôra Araújo, na foto, diz que Alexandre de Moraes violou sistema acusatório. (Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, nomeou na segunda-feira (04) a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo para o cargo de vice-procuradora-geral da República. Braço direito de Aras, ela substitui Humberto Jacques de Medeiros.

Em julho de 2021, Aras já havia determinado que a subprocuradora fosse designada como sua substituta na ausência ou impedimento de Jacques ou do vice-procurador-geral eleitoral.

O vice-procurador-geral da República é o segundo posto na hierarquia da Procuradoria. Ele é escolhido pelo procurador-geral entre os integrantes de carreira maiores de 35 anos.

Atualmente, Lindôra coordena a Assessoria Jurídica Criminal da Procuradoria-Geral, que atua no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal).

Jacques de Medeiros pediu para deixar o cargo por motivos pessoais. No início do mandato de Aras, ele ocupava o posto de vice-procurador-geral eleitoral. Em março de 2020, passou a ocupar o posto de vice-procurador da República.

Segundo a assessoria do Ministério Público Federal, Jacques ainda contribuirá com a gestão durante o período de transição.

Sair da versão mobile